quinta-feira, 3 de julho de 2008

SERCOMTEL PUBLICA MATÉRIA SOBRE A CASA DO TO EM LONDRINA

quinta-feira, 3 de julho de 2008



Vila Cultural reúne atividades do Teatro do Oprimido em Londrina

ver matéria no contexto original



Um lugar mobilizado para democratizar o acesso ao teatro e promover a construção da cidadania, tornando a população “excluída” em protagonista social. Uma proposta nobre, que merece seu próprio espaço. Assim foi criada, há dois anos, a Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido, localizada na Rua Benjamin Constant, 1337, próxima ao Terminal Central. O ponto abriga diversas atividades artísticas e sociais, além dos projetos da Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina (FTO).


Mas afinal, o que é Teatro do Oprimido? Quem explica o conceito é Roberto Salles, coordenador artístico da FTO: “Essa é uma técnica que, através da linguagem teatral, dá condições aos `oprimidos- de discutir e encontrar soluções para problemas pessoais e da comunidade”. Criada pelo brasileiro Augusto Boal, hoje a estética se desdobrou em sete vertentes, cada uma com uma técnica diferente de se trabalhar.


Em geral, os atores encenam temáticas sociais e atuam como um time de futebol: em certo momento são substituídos pela platéia, que passa a protagonizar a história, propondo mudanças e soluções para o problema. Cabe ao antagonista, personagem que encarna a “causa” do conflito, aceitar ou não essas propostas. “Nos ensaios, encenamos as possíveis reações da platéia. Mesmo assim, nunca sai da forma como imaginamos”, fala Roberto Salles.


Esse trabalho da FTO é patrocinado desde 2004 pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic). A partir da Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina, além de surgir o projeto da Vila Cultural, também foram criados o Teatro e Transformação Social e a Mostra Teatro do Oprimido, como conta Nádia Burke, diretora e proponente dos projetos. As primeiras atividades aconteceram em quatro comunidades de Londrina e hoje agregam oito grupos de adolescentes, universitários e pessoas da terceira idade. A maioria nunca teve contato com o teatro anteriormente e passa a conhecer a técnica através das oficinas feitas nas comunidades ou na Vila Cultural.


“Como cada grupo elaborava uma peça, sentimos a necessidade de criar uma mostra para dar conta de tudo e, ao mesmo tempo, divulgar o Teatro do Oprimido na cidade”, conta Nádia. Assim, a Mostra de Teatro do Oprimido se prepara para a sua quinta edição, que deve acontecer de 11 a 16 de novembro deste ano. O evento se tornou nacional no ano passado, reunindo não só os grupos londrinenses, mas de todo o Brasil. Neste ano, a novidade é que a mostra será divida em regional e nacional, com mais dias para as apresentações.


E os planos não param por aí. No mês de agosto, a Vila Cultural deve sediar o 2º Curso de Multiplicação em Teatro do Oprimido, encontro para quem já é um agente cultural e deseja se atualizar com a equipe do próprio Augusto Boal, criador da técnica. Além disso, continuam abertas as inscrições para as oficinas de teatro, com turmas às terças e quintas, das 19h00 às 21h00, e aos domingos das 16h00 às 18h00. Todos os cursos são gratuitos e os interessados devem procurar a Vila Cultural pelo fone 3324-9121.


Serviço

Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido

End: Rua Benjamin Constant, 1337, CentroFone: 3324-9121

Máxima Comunicação

0 comentários:

 
BLOGÃO da Rede de Teatro do Oprimido ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates