terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Projeto Teatro do Oprimido: Estética dos Direitos Humanos

terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Do dia 22 a 25 de Janeiro, aconteceu na cidade de São José do Rio Preto (SP) a I etapa do Projeto: "TEATRO DO OPRIMIDO: A ESTÉTICA DOS DIREITOS HUMANOS", que prevê a formação de Multiplicadores de Teatro do Oprimido e o Fomento de Grupos Populares de TO, que tenham uma perpectiva de atuação permanente de atuação.



O projeto prevê, ainda no primeiro semestre, 2 oficinas de capacitação de multiplicadores em TO, oficinas realizadas pelos participantes do projeto em instituições de diversas áreas como a saúde, assistência social e cultura e mostra de resultados.Este é o primeiro curso de capacitação de longa duração, que a equipe da FTO realiza fora da cidade de Londrina. A perpectiva é que tanto os multiplicadores, como os grupos formados neste processo possam trabalhar em Rede, estabelecendo parcerias e trocas de informoções; fortalecendo um movimento cultural de carater nacional que prioriza a democratização do acesso às oportunidades de produção cultural.
Ao término deste processo esperamos com o Projeto consolidar a formação Multiplicadores e a articulação de Núcleos e Grupos de Teatro do Oprimido que atuem de forma permanente, em todas as comunidades que este Projeto Atuará.


Também ao término deste Projeto, esperamos provocar processos permanentes de fruição e produção cultural, além da ativação de um processo intenso de circulação cultural de processos criativos, gerando uma oferta de programação cultural nas escolas, e nos espaços comunitários (praças, salões paróquias, centros comunitários, áreas verdes e espaços públicos, etc).
Também esperamos aproximar pessoas, grupos e organizações para facilitar a troca de experiências e conhecimentos, visando o crescimento em todos os aspectos de projetos de caráter sócio-cultural, que podem vir a ser implantados no âmbito Institucional.
Nesta primeira etapa participaram cerca de 40 pessoas, representantes de diversas instituições governamentais e não governamentais, incluindo entidades sócio-culturais, movimentos populares, agentes culturais e grupos teatrais.

Como resultado foi gestado o núcleo FTO-Rio Preto, que comecará uma articulação local que abrangerá atraves de suas ações cerca de 600 pessoas. Confiram algumas fotos desta primeira etapa.

0 comentários:

 
BLOGÃO da Rede de Teatro do Oprimido ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates