quinta-feira, 6 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009 0

CARTA-CONVITE


VI Mostra de Teatro do Oprimido de Londrina
“De Boal a Brecht... De Brecht a Boal: Em Busca de Um Teatro Dialético”


É com muita satisfação que abrimos as portas da VI Mostra Nacional de Teatro do Oprimido, que acontecerá no período de 12 a 15 de Novembro, na cidade de Londrina, Paraná, Brasil; cujo eixo temático central será: “De Boal a Brecht... De Brecht a Boal, Em Busca de Um Teatro Dialético”.

A VI Mostra Nacional de Teatro do Oprimido tem como objetivo reunir Grupos, Coletivos, Organizações e Agentes Culturais que utilizam a arte enquanto ferramenta de transformação da sociedade atual; para intercambiarem metodologias de trabalho e de atuação. Nasce em 2004, a partir de uma ação dos Grupos Populares de Teatro do Oprimido de Londrina, formados através do Projeto “Teatro e Transformação Social”, com objetivo de garantir na cidade de Londrina um espaço social para a divulgação e reflexão sobre seus processos artístico-sociais. Em cinco anos transformou-se de evento local em atividade nacional e, cada vez mais, busca tornar-se um espaço – esteticamente produtivo e socialmente relevante – no cenário histórico e cultural, no Brasil e toda a América Latina

É indiscutível que o atual contexto no qual se encontra o T.O é de profundo abalo ocasionado pela morte de Augusto Boal. E não por acaso, pois com Boal o teatro se transformou em “arma” de luta contra a opressão, em “meio” e não em “fim”, em síntese, o teatro com Boal volta-se ao homem real.

Por Outro Lado, a atual crise do capital, que assola estruturalmente as classes subalternas de todo o mundo e tenta – mais uma vez – restringir suas formas associativas, seja no plano político-sindical, seja em outros aspectos de sua organicidade (inclusive no plano da produção cultural) pela sua integração e submissão à ordem do capital; acreditamos que os pressupostos brechtianos sejam cada vez mais necessários para a nossa práxis, estética e extra-estética, mostrando-se atuais e até urgentes.

Assim, acreditamos que a melhor forma de homenagearmos Boal é dando continuidade ao seu trabalho, sobretudo, no que tange à relação de seu “método” (O Teatro do Oprimido) com a realidade social, que é onde a prática se efetiva concretamente. Nesse sentido, a VI Mostra de Teatro do Oprimido de Londrina pretende refletir sobre as contribuições de Augusto Boal e Bertolt Brecht, no atual contexto histórico em que vivemos; ao mesmo tempo, nos questionarmos sobre quais são as contribuições da arte para a Transformação Social Histórico-Concreta. Ou Seja: “De onde viemos, Para aonde vamos?” e principalmente “Que Tempo Histórico é nosso Presente?”

Deste modo, CONVIDAMOS para a VI Mostra de Teatro do Oprimido coletivos teatrais, movimentos sociais, organizações não-governamentais, arte-educadores/as, pesquisadores/as e todos/as aqueles/as interessados/as em discutir a nossa sociedade atual, a partir de uma perspectiva estético-politica e histórico-social com fulcro no trabalho, e, “para além do capital”

Acreditamos que é impossível (re)pensar a “obra” destes dois “homens de teatro” sem (re)pensar alguns aspectos estruturais de nossa atual sociedade, que ainda é capitalista, cujos alicerces se constituem a partir da exploração do trabalho, na divisão da sociedade em classes, na propriedade privada dos meios de produção, no aparelho de Estado. E, nessa sociabilidade alienada, assistimos à crescente transformação da cultura em mercadoria e da mercadoria em cultura. Neste contexto, acreditamos que o diálogo entre Boal e Brecht é imprescindível para todo/a artista que se posicione à contra-mão da forma-mercadoria. Refletir sobre Boal e Brecht significa reavivar a chama de luta do teatro enquanto produção e atividade humana conectada com a história concreta; e não podemos negar que a história – “há muito tempo” – vem sendo uma história de luta, sobretudo, luta de classes.


Equipe da Fábrica de Teatro do Oprimido

Londrina, 3 de agosto de 2009.
 
BLOGÃO da Rede de Teatro do Oprimido ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates