domingo, 21 de setembro de 2008

BRECHT Na Casa do TO

domingo, 21 de setembro de 2008

O secretário municipal de Cultura de Londrina , Valdir Grandini, o “Dentinho”, realizou neste último sábado (dia 20), das 9h ao meio-dia, a palestra “Brecht e transversalidades” e também acompanhou uma leitura dramática da peça didática “Aquele que diz sim, aquele que diz não” realizada por Um grupo popular da FTO - Londrina. A palestra foi gratuita e aberta ao público e a maioria das 50 vagas foi direcionada aos integrantes de grupos populares da Fábrica do Teatro do Oprimido (FTO) de Londrina.

Valdir Grandini disse que há tempo pesquisa Brecht e que já havia conversado com o grupo FTO sobre a possibilidade de se realizar a palestra. “Eles também estão realizando uma pesquisa sobre ele. A linguagem que esse autor usa é próxima a do Teatro do Oprimido”, explicou.

O secretário destacou que Brecht é um dos mais importantes autores do teatro. “Ele propunha que a encenação transformasse o público em um júri do que era apresentado”, disse. De acordo com ele, Brecht propunha que o público não ficasse entorpecido com o que era apresentado, mas que após a encenação continuasse pensando sobre o que assistiu.

Valdir Grandini procurar relacionar a obra do de Brecht aos problemas que nossa sociedade está vivendo atualmente, ralizando uma leitura do mundo contemporâneo, desde o período em que Brecht viveu até os dias de hoje.

1 comentários:

deh

foi mto boa essa palestra...deixou um gostinho de quero mais!!!
Quem não foi perdeu...

 
BLOGÃO da Rede de Teatro do Oprimido ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates